A Conferência Final do PAFSE assinala um marco importante no Projeto e na Educação para a Saúde Pública
A conferência final do PAFSE, realizada a 12 de julho na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, foi palco da partilha dos principais resultados e produtos do projeto e discussões alargadas sobre como implementar um modelo escola aberta e colaborativa no contexto da educação das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática). Educadores, decisores políticos e investigadores reuniram-se para discutir a implementação e direção futura do projeto “Partnerships for Science Education”.
Este evento, que representa o culminar de um esforço colaborativo entre nove entidades, sediadas em 4 países europeus (Chipre, Grécia, Polónia, Portugal), apresentou estratégias inovadoras para enriquecer a educação de ciência com desafios da saúde pública, nas escolas. Os oradores da conferência sublinharam o êxito do projeto na promoção da cultura científica e literacia em saúde pública, e o seu potencial para moldar uma sociedade mais informada e consciente sobre problemáticas que afetam a saúde individual e comunitária.
O dia ficou marcado por uma significativa partilha de conhecimentos e debates inspiradores. A conferência incluiu também uma apresentação por parte de um grupo de teatro composto por alunos que participaram na fase piloto do projeto PAFSE. Estes alunos representaram uma peça cativante e envolvente sobre doenças não transmissíveis, ilustrando de forma criativa a sua compreensão e sensibilização para estas questões. O desempenho dos alunos sublinhou um dos grandes objetivos do projeto, que consistia no envolvimento dos mesmos numa aprendizagem ativa, e demonstrou o potencial da integração das artes no ensino das ciências para comunicar eficazmente questões complexas.
A conferência realçou a importância da abordagem open schooling e da colaboração escola-universidade-comunidade no ensino das ciências. Workshops interativos e estudos de casos proporcionaram aos participantes experiências e conhecimentos práticos sobre as conclusões do projeto. Os participantes envolveram-se em debates dinâmicos sobre as melhores práticas, promovendo um clima de colaboração. O evento não só celebrou os resultados do projeto PAFSE, como também preparou as partes interessadas para iniciativas em curso, destinadas a melhorar e promover a educação de ciência em toda a Europa, assegurando que o impacto do projeto continuará a crescer e a evoluir, mesmo depois da conclusão do financiamento europeu.
Visite a galeria de fotos para ver mais fotos!